Material/ textos



















SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUDAÇÃO
                                         DEF/SAPEF – EQUIPE: ANOS INICIAIS
ANO LETIVO: 2016

CURSO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES MEDIADORES DE LEITURA DAS UNIDADES DE ENSINO

EMENTA
Compreendida como uma prática social e uma atividade cognitiva que possibilita o desenvolvimento do raciocínio, da imaginação e da sensibilidade, bem como a ampliação dos conhecimentos, da capacidade reflexiva, crítica e criativa, a leitura – e em especial a leitura de literatura – é fundamental para a aprendizagem e formação do ser humano. Daí a sua importância na formação do professor. As discussões e práticas de leitura possibilitam ao professor, sujeito-aprendiz e mediador de aprendizagens, a ampliação do horizonte artístico-cultural e pedagógico, seu e de seus alunos, cada vez mais requerido na contemporaneidade.
Nessa perspectiva, a formação pretende contribuir para a ampliação da competência leitora de professores e de toda comunidade escolar através de reflexões sobre a leitura de diversos gêneros, sobretudo, os da esfera literária; de práticas de leitura e discussão de estratégias que possibilitem comportamentos leitores de educadores e seus educandos, bem como do apoio e incentivo às ações de promoção da leitura na escola.
OBJETIVOS GERAIS
ü  Contribuir para o desenvolvimento de comportamentos leitores e para ampliação da competência leitora de professores, alunos e demais segmentos da comunidade escolar, em toda a rede municipal de ensino de Natal;
ü  Favorecer a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos que contribuam com a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Natal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
     
ü  Desenvolver práticas leitoras de diversos gêneros, sobretudo os da esfera literária, tendo em vista a formação de professores leitores e mediadores de leitura;
ü  Promover a socialização de experiências leitoras pessoais e/ou realizadas com os diversos grupos da comunidade escolar;
ü  Apreciar e analisar obras literárias para crianças e jovens, considerando aspectos que conferem qualidade ao texto e às ilustrações;
ü  Identificar avanços e desafios na promoção da leitura e na formação de leitores em toda a comunidade escolar.  

CONTEÚDO/TEMAS

ü  Seminário de abertura: Poesia Feminina:  entre o passado e o futuro -  a beleza de ser mulher, educadora e poeta;
ü  Leitura e memória (oficina);
ü  A poesia nos move (oficina);
ü  Encontro com Shakespeare (oficina);
ü  Leitura de Literatura na escola e na vida;
ü  Apreciação estética: a qualidade do texto literário;
ü  Apreciação estética: a qualidade da ilustração no livro de literatura para crianças e jovens (oficina);
ü  Seminário: Intercâmbio de experiências leitoras.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E DE AVALIAÇÃO:
 -  Atividades presenciais:
 a) Nossas experiências literárias – socialização de experiências de leituras pessoais e/ou realizadas com alunos e demais segmentos da escola e recomendação de obras;
 b) Práticas de mediação de leitura e formação de comportamentos leitores;
 c) Oficinas;
 d) Apreciação e análise de obras literárias para crianças e jovens, considerando a qualidade do texto e da ilustração;
 e) Pesquisa: Leitura de Literatura - na escola e na vida;
 f) Leitura e discussão de textos.
 -  Atividades vivenciais:
a) Elaboração do Plano anual de leitura (em parceria com os demais educadores da escola);
b) Realização de saraus, encontros com autores, leituras públicas e outras atividades de promoção da leitura e formação de leitores;
c) Registro das atividades realizadas (portifólio, diário pedagógico, vídeos e outros);
d) Participação na pesquisa;
e) Elaboração de um texto de memórias (atividade final).
CARGA HORÁRIA: 60 horas (32h presenciais – 28h vivenciais)
CRONOGRAMA
07/04 - Auditório – Seminário (abertura)
22/08 - Salas (manhã e tarde)
23/05 - Salas (manhã e tarde)
26/09 - Salas (manhã e tarde)
13/06 - Salas (manhã e tarde)
24/10 - Salas (manhã e tarde)
25/07 - Salas (manhã e tarde)
25/11 - Auditório – Seminário (final)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COLOMER, Teresa.  Andar entre livros. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto          Alegre: Artmed, 2002














2º encontro












3º encontro











Segue o material sobre a oficina de Shakespeare


somos do mesmo material de que são feitos os sonhos

conversando com o Bardo: todos somos Hamlet


4º encontro















5º encontro















6° encontro - 24/10/2016















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos nós já tivemos uma experiência com Shakespeare. Qual desse livros você já leu?