SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUDAÇÃO
DEF/SAPEF – EQUIPE: ANOS INICIAIS
ANO
LETIVO: 2016
CURSO:
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES MEDIADORES DE LEITURA DAS UNIDADES DE ENSINO
EMENTA
Compreendida
como uma prática social e uma atividade cognitiva que possibilita o
desenvolvimento do raciocínio, da imaginação e da sensibilidade, bem como a
ampliação dos conhecimentos, da capacidade reflexiva, crítica e criativa, a
leitura – e em especial a leitura de literatura – é fundamental para a
aprendizagem e formação do ser humano. Daí a sua importância na formação do
professor. As discussões e práticas de leitura possibilitam ao professor,
sujeito-aprendiz e mediador de aprendizagens, a ampliação do horizonte
artístico-cultural e pedagógico, seu e de seus alunos, cada vez mais requerido
na contemporaneidade.
Nessa
perspectiva, a formação pretende contribuir para a ampliação da competência
leitora de professores e de toda comunidade escolar através de reflexões sobre
a leitura de diversos gêneros, sobretudo, os da esfera literária; de práticas
de leitura e discussão de estratégias que possibilitem comportamentos leitores
de educadores e seus educandos, bem como do apoio e incentivo às ações de
promoção da leitura na escola.
OBJETIVOS
GERAIS
ü Contribuir
para o desenvolvimento de comportamentos leitores e para ampliação da
competência leitora de professores, alunos e demais segmentos da comunidade
escolar, em toda a rede municipal de ensino de Natal;
ü Favorecer
a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos que contribuam com a melhoria da
qualidade da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Natal.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü Desenvolver
práticas leitoras de diversos gêneros, sobretudo os da esfera literária, tendo
em vista a formação de professores leitores e mediadores de leitura;
ü Promover
a socialização de experiências leitoras pessoais e/ou realizadas com os
diversos grupos da comunidade escolar;
ü Apreciar
e analisar obras literárias para crianças e jovens, considerando aspectos que
conferem qualidade ao texto e às ilustrações;
ü Identificar
avanços e desafios na promoção da leitura e na formação de leitores em toda a
comunidade escolar.
CONTEÚDO/TEMAS
ü Seminário
de abertura: Poesia Feminina: entre o
passado e o futuro - a beleza de ser
mulher, educadora e poeta;
ü Leitura
e memória (oficina);
ü A poesia
nos move (oficina);
ü Encontro
com Shakespeare (oficina);
ü Leitura
de Literatura na escola e na vida;
ü Apreciação
estética: a qualidade do texto literário;
ü Apreciação
estética: a qualidade da ilustração no livro de literatura para crianças e
jovens (oficina);
ü Seminário:
Intercâmbio de experiências leitoras.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS E DE AVALIAÇÃO:
- Atividades
presenciais:
a) Nossas experiências literárias –
socialização de experiências de leituras pessoais e/ou realizadas com alunos e
demais segmentos da escola e recomendação de obras;
b) Práticas de mediação de leitura e formação
de comportamentos leitores;
c) Oficinas;
d) Apreciação e análise de obras literárias para
crianças e jovens, considerando a qualidade do texto e da ilustração;
e) Pesquisa: Leitura de Literatura - na escola
e na vida;
f) Leitura e discussão de textos.
- Atividades
vivenciais:
a) Elaboração do
Plano anual de leitura (em parceria com os demais educadores da escola);
b) Realização de saraus, encontros com autores,
leituras públicas e outras atividades de promoção da leitura e formação de
leitores;
c) Registro das atividades realizadas (portifólio,
diário pedagógico, vídeos e outros);
d)
Participação na pesquisa;
e)
Elaboração de um texto de memórias (atividade final).
CARGA
HORÁRIA: 60 horas (32h presenciais – 28h vivenciais)
CRONOGRAMA
07/04 - Auditório – Seminário (abertura)
|
22/08
- Salas (manhã e tarde)
|
23/05
- Salas (manhã e tarde)
|
26/09
- Salas (manhã e tarde)
|
13/06
- Salas (manhã e tarde)
|
24/10
- Salas (manhã e tarde)
|
25/07
- Salas (manhã e tarde)
|
25/11 - Auditório – Seminário (final)
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
COLOMER, Teresa. Andar
entre livros. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário.
Porto Alegre: Artmed, 2002
2º encontro
3º encontro
Segue o material sobre a oficina de Shakespeare
somos do mesmo material de que são feitos os sonhos
conversando com o Bardo: todos somos Hamlet
Nenhum comentário:
Postar um comentário