ESTRATÉGIAS
DE LEITURA
Miriam Dantas de Araújo
A leitura é uma prática social e uma
atividade mental complexa, na qual o leitor, em interação com o texto, busca
construir o sentido deste a partir dos seus conhecimentos prévios e das
informações que o texto oferece. Para tanto, ele utiliza um conjunto de
estratégias, entre as quais: seleção, previsão ou antecipação, inferência,
decodificação e verificação ou checagem. “Uma estratégia de leitura é um amplo
esquema para obter, avaliar e utilizar informação.” (BRASIL, 1999,p.67).
Tomando por base Isabel Solé (1998) Brandão (2006,p.64) define as estratégias
de leitura “como procedimentos cognitivos e metacognitivos complexos, já que
implicam a capacidade de refletir e planejar nossa própria atuação enquanto
lemos.” Nesse sentido, enquanto lemos nossa interação com o texto é regulada
por nossa intenção, nossos objetivos, assim como por um conjunto de estratégias
que ativamos durante a leitura. Vejamos estas estratégias:
Seleção: -
possibilita ao leitor escolher, entre várias alternativas, a mais adequada tanto
em relação ao processo de compreensão quanto à estratégia de decodificação.
Previsão
ou antecipação: - possibilita ao leitor lançar hipóteses e prever o
que será lido a partir dos seus
conhecimentos prévios sobre o gênero, o autor, o assunto, ou outros
índices como título, ilustrações, suporte ou portador. Apesar de nem sempre ser
possível confirmar as previsões realizadas, essa é uma estratégia fundamental
para que o leitor construa sentidos na
leitura.
Inferência:
-
permite ler o que não está escrito mas é intuído pelo leitor ao relacionar os
seus conhecimentos prévios às pistas oferecidas pelo autor. É o que chamamos de “ler nas entrelinhas”.
Decodificação:
-
ocorre mesmo antes de o leitor ler convencionalmente, desde quando ele busca
estabelecer a relação entre som e grafia das palavras, até o momento em que ele
domina o sistema de escrita e passa a decodificar autonomamente.
Verificação
ou checagem: - possibilita ao leitor confirmar ou não as
demais estratégias.
Antes e durante a leitura acionamos
simultaneamente algumas ou todas as estratégias, embora não nos demos conta
desse processo. Mesmo para aprender a decodificar necessitamos ativar as demais
estratégias.
Como professores devemos mediar situações
e propor desafios para que os nossos alunos façam uso das estratégias e assim
possam realizar uma leitura compreensiva.
Referências
bibliográficas:
BRANDÃO, Ana Carolina P. O ensino
da compreensão e a formação do leitor; explorando as estratégias de leitura In:
SOUSA,L e BARBOSA,M.C.(org.) Práticas de leitura no Ensino Fundamental. Belo
Horizonte:Autêntica,2006.
BRASIL/Ministério da Educação.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasilia: Secretaria de
Educação Fundamental,1999.
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