terça-feira, 13 de junho de 2017

ESTRATÉGIAS DE LEITURA                                                                                    
                                                      Miriam Dantas de Araújo

     A leitura é uma prática social e uma atividade mental complexa, na qual o leitor, em interação com o texto, busca construir o sentido deste a partir dos seus conhecimentos prévios e das informações que o texto oferece. Para tanto, ele utiliza um conjunto de estratégias, entre as quais: seleção, previsão ou antecipação, inferência, decodificação e verificação ou checagem. “Uma estratégia de leitura é um amplo esquema para obter, avaliar e utilizar informação.” (BRASIL, 1999,p.67). Tomando por base Isabel Solé (1998) Brandão (2006,p.64) define as estratégias de leitura “como procedimentos cognitivos e metacognitivos complexos, já que implicam a capacidade de refletir e planejar nossa própria atuação enquanto lemos.” Nesse sentido, enquanto lemos nossa interação com o texto é regulada por nossa intenção, nossos objetivos, assim como por um conjunto de estratégias que ativamos durante a leitura. Vejamos estas estratégias:
Seleção: - possibilita ao leitor escolher, entre várias alternativas, a mais adequada tanto em relação ao processo de compreensão quanto à estratégia de decodificação.
Previsão ou antecipação: - possibilita ao leitor lançar hipóteses e prever o que será lido a partir dos seus  conhecimentos prévios sobre o gênero, o autor, o assunto, ou outros índices como título, ilustrações, suporte ou portador. Apesar de nem sempre ser possível confirmar as previsões realizadas, essa é uma estratégia fundamental para que  o leitor construa sentidos na leitura.
Inferência: - permite ler o que não está escrito mas é intuído pelo leitor ao relacionar os seus conhecimentos prévios às pistas oferecidas pelo autor. É  o que chamamos de “ler nas entrelinhas”.
Decodificação: - ocorre mesmo antes de o leitor ler convencionalmente, desde quando ele busca estabelecer a relação entre som e grafia das palavras, até o momento em que ele domina o sistema de escrita e passa a decodificar autonomamente.
Verificação ou checagem: - possibilita ao leitor confirmar ou não as demais estratégias.
     Antes e durante a leitura acionamos simultaneamente algumas ou todas as estratégias, embora não nos demos conta desse processo. Mesmo para aprender a decodificar necessitamos ativar as demais estratégias.
     Como professores devemos mediar situações e propor desafios para que os nossos alunos façam uso das estratégias e assim possam realizar uma leitura compreensiva.

Referências bibliográficas:
BRANDÃO, Ana Carolina P. O ensino da compreensão e a formação do leitor; explorando as estratégias de leitura In: SOUSA,L e BARBOSA,M.C.(org.) Práticas de leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte:Autêntica,2006.

BRASIL/Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasilia: Secretaria de Educação Fundamental,1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos nós já tivemos uma experiência com Shakespeare. Qual desse livros você já leu?