quinta-feira, 10 de junho de 2021

Experiências em tempos de Pandemia.

 

Vídeo

https://drive.google.com/file/d/1M3hj06UlkfAPdMOIwpqs9KivAXPMKe_i/view?usp=drivesdk

A primeira coletânea do Clube de Leitura Sementes Literárias,  intitulado "Primeiras Sementes". São poemas autorais de jovens entre 10 e 16 anos, membros do Clube de Leitura da Escola Municipal Terezinha Paulino, coordenado pela Professora Mediadora de Leitura, Simone Linhares.



A crônica escrita por Fatima Mota, homenageia o trabalho desenvolvido na Escola M. Terezinha Paulino .


Um dia foram plantadas sementes,   não uma semente qualquer . Um dia foram plantadas sementes da leitura, da palavra,  da literatura, da escrita poética. Um dia, numa escola de periferia foi semeado o sonho do livro. Não do livro didático ( esse, os alunos já convivem com familiaridade), mas o livro fantástico, o livro literário! Aquele que  nem sempre é  objeto de desejo para quem tem a condição  de adquiri-lo  ou é,  objeto de desejo inalcançável para muitos que sequer conseguem comprar o pão nosso de cada dia. 

Um belo dia alguém fez uma apresentação fantástica: alunos eis o livro de literatura, livro de literatura eis os  alunos .  Pronto!  A semente agora tinha nome e foi regada com zelo e persistência. 

Hoje as sementinhas   floresceram , linda e poeticamente na alma desses jovens . Elas produziram frutos, um deles não poderia ter outro título PRIMEIRAS SEMENTES . Primeiras sim, porque a messe é  farta e a colheita , ainda que devagar, será abundante.

Falar em literatura e aprendiz me empolga, me fascina e me faz dilatar a pupila. Me  abre o terceiro olho. Vejo a beleza desfilando no chão da escola. Sei quão bela é  a ação da leitura na vida das pessoas, quão  encantadora é ação  que a poesia ( e aqui não falo apenas do poema, mas do ato de olhar, sentir, perceber de maneira sublimar os vieses da vida, de perceber-se além do que a sua realidade lhe permite)! É  preciso alma para captar e tecer as tramas da vida, é  preciso um convite a si mesmo para não se acostumar com esse jeito de olhar os jovens com párias, perdidos, desajustados.  É  preciso um convite para ver além  do que os nossos olhos nos mostram. Parabéns Simone Linhares   pelo seu olhar que não se acostumou com a mesmice, pela oportunidade dada a esses menino(a)s-jovens de conhecer o mundo através da literatura e mostrar através da palavra escrita as  suas inquietações  e convicções,  por  ajudá-los a perceberem-se gente e poeticamente gritarem que sim, os jovens tem potencial e, quando lhes são dadas as oportunidades eles as  agarram e fazem bom uso  delas. Recomendo às escolas que adquiram o livro , levem para as suas bibliotecas, façam a leitura com os alunos. Contem pra eles que também há autores vivos, que a literatura é  viva, que  existem alunos escritores e   poetas. Que eles podem ser o que quiserem . E que sim, a leitura sempre fez e fará diferença na vida de qualquer um.Eu já adquiri o meu e um para a biblioteca Fátima Mota da EscolaLaércio Fernandes .


Aqui um trecho de um poema do livro


Vida a trem 


Estou a bordo

Nas linhas do destino

Na boca do tempo...

Paula Mariana


Então  vamos lá  pegar o trem da leitura ... todos a bordo, por favor!


Fátima Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos nós já tivemos uma experiência com Shakespeare. Qual desse livros você já leu?