SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUDAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE ENSINO FUNDAMENTAL/DEF
ANO
LETIVO: 2017
CURSO:
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES MEDIADORES DE LEITURA DAS UNIDADES DE
ENSINO
TEMA: REDE
LITERÁRIA: tecendo leituras, formando leitores
EMENTA
Compreendida
como uma prática social e uma atividade cognitiva que possibilita o
desenvolvimento do raciocínio, da imaginação e da sensibilidade, bem como a
ampliação dos conhecimentos, da capacidade reflexiva, crítica e criativa, a
leitura – e em especial a leitura de literatura – é fundamental para a
aprendizagem e formação do ser humano. Daí a sua importância na formação do
professor. As discussões e práticas de leitura possibilitam ao professor,
sujeito-aprendiz e mediador de aprendizagens, a ampliação do horizonte artístico-cultural
e pedagógico, seu e de seus alunos, cada vez mais requerido na
contemporaneidade.
Nessa
perspectiva, a formação pretende contribuir para a ampliação da competência
leitora de professores, alunos e de toda comunidade
escolar através de reflexões sobre a leitura de diversos gêneros, sobretudo, os
da esfera literária; de práticas de leitura e discussão de estratégias que
possibilitem comportamentos leitores de educadores e seus educandos, bem como
do apoio e incentivo às ações de promoção da leitura na escola.
OBJETIVOS
GERAIS
ü Contribuir
para o desenvolvimento de comportamentos leitores e para ampliação da
competência leitora de professores, alunos e demais segmentos da comunidade
escolar, em toda a rede municipal de ensino de Natal;
ü Favorecer
a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos que contribuam com a melhoria da
qualidade da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Natal.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü Desenvolver
práticas leitoras de diversos gêneros, sobretudo os da esfera literária, tendo
em vista a formação de professores leitores e mediadores de leitura;
ü Promover
a socialização de experiências leitoras pessoais e/ou realizadas com os
diversos grupos da comunidade escolar;
ü Refletir
sobre o Plano Pedagógico de Leitura na Escola – PPL e propor ações que promovam
a formação de leitores em toda a comunidade escolar;
ü Promover o intercâmbio de experiências entre
as escolas sobre mediação de leitura literária, organização e dinamização da
Biblioteca/Sala de Leitura;
ü Discutir
estratégias que possibilitem ações conjuntas de promoção da leitura envolvendo
Biblioteca e sala de aula;
Proposições para 2017
·
Encontros
presenciais e ações vivenciais;
·
Intercâmbio
entre escolas: compartilhando experiências;
·
Assessoramento:
ampliação da formação onde a ação acontece;
·
Rotina de
leitura na Biblioteca e na Sala de Aula: parceria na formação de comportamentos
leitores;
·
Encontro com
Jane Austen;
·
Mediação de
leitura em espaços diversificados: estratégias para formar leitores;
·
Literatura e
quadrinhos e literatura em quadrinhos;
·
A literatura
promovendo uma ação de cidadania;
·
Do Baú de
Lembranças para o Livro de Memórias;
·
Seminário de Encerramento:
Rede Literária: tecendo leituras, formando leitores.
As
Proposições para 2017 geraram os seguintes conteúdos/temas a serem trabalhados
nos encontros presenciais
CONTEÚDO/TEMAS
ü Tecendo
os fios da Literatura na Escola;
ü Entrelaçando
os fios: intercâmbio de experiências para uma biblioteca organizada, dinâmica e
acolhedora;
ü Rotina
de leitura na Biblioteca e na Sala de Aula: parceria na formação de
comportamentos leitores;
ü Encontro
com Jane Austen;
ü Mediação
de leitura em espaços diversificados: estratégias para formar leitores;
ü Literatura
e quadrinhos e literatura em quadrinhos;
ü Ações
que ampliam o universo da leitura de literatura;
ü Seminário de Encerramento: Rede
Literária: tecendo leituras, formando leitores.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS E DE AVALIAÇÃO:
- Atividades presenciais:
a)
Compartilhamento de experiências:
·
leituras pessoais
e/ou realizadas com alunos e demais segmentos da escola e recomendação de obras;
·
formas de organização e dinamização da
biblioteca/sala de leitura e de como tornar o acervo atraente e acessível:
b)
Discussão de práticas de mediação de leitura e formação de comportamentos
leitores;
c)
O(s) autor(es
)
na vitrine;
d)
Apreciação de obras literárias e de quadrinhos para crianças e jovens,
considerando a qualidade do texto e da ilustração;
e) Oficinas;
f)
Leitura e discussão de textos.
- Atividades
vivenciais:
a) Elaboração do
Plano Pedagógico de Leitura na Escola - PPL (com a colaboração do/a
coordenador/a pedagógico/a e em parceria com os demais professores da escola);
b) Rotina de mediação de leitura na Biblioteca e outros
espaços da escola, empréstimos, realização de saraus, encontros com autores,
leituras públicas e outras atividades de promoção da leitura e formação de
leitores;
c) Registro das atividades realizadas (portifólio,
diário pedagógico, vídeos e outros);
d)
Participação na ação de cidadania.
CARGA
HORÁRIA: 60 horas (32h presenciais – 28h vivenciais)
CRONOGRAMA
- 2017
24/04
- CEMURE (M/T)
|
14/08
- CEMURE (M/T)
|
15/05
– Escolas Z. Sul, Leste (T)
17/05
– Escolas Z. e Oeste (M)
22/05
- Escolas Z. Norte (T)
|
18/09
- CEMURE (M/T)
|
12/06
- CEMURE (M/T)
|
16/10
- CEMURE (M/T)
|
17/07
CEMURE (M/T)
|
27/11 – Seminário (final) - CEMURE
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
COLOMER, Teresa. Andar
entre livros. Porto Alegre: Artmed, 2003.
GARCIA, Edson Gabriel (Org.). Prazer em ler (Vol. 1e 2). São Paulo:
InstitutoC&A/CENPEC, 2006.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário.
Porto Alegre: Artmed, 2002
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