sexta-feira, 19 de maio de 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUDAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL/DEF
ANO LETIVO: 2017

CURSO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES MEDIADORES DE LEITURA DAS UNIDADES DE ENSINO
TEMA: REDE LITERÁRIA: tecendo leituras, formando leitores
EMENTA
Compreendida como uma prática social e uma atividade cognitiva que possibilita o desenvolvimento do raciocínio, da imaginação e da sensibilidade, bem como a ampliação dos conhecimentos, da capacidade reflexiva, crítica e criativa, a leitura – e em especial a leitura de literatura – é fundamental para a aprendizagem e formação do ser humano. Daí a sua importância na formação do professor. As discussões e práticas de leitura possibilitam ao professor, sujeito-aprendiz e mediador de aprendizagens, a ampliação do horizonte artístico-cultural e pedagógico, seu e de seus alunos, cada vez mais requerido na contemporaneidade.
Nessa perspectiva, a formação pretende contribuir para a ampliação da competência leitora de professores, alunos e de toda comunidade escolar através de reflexões sobre a leitura de diversos gêneros, sobretudo, os da esfera literária; de práticas de leitura e discussão de estratégias que possibilitem comportamentos leitores de educadores e seus educandos, bem como do apoio e incentivo às ações de promoção da leitura na escola.
OBJETIVOS GERAIS
ü  Contribuir para o desenvolvimento de comportamentos leitores e para ampliação da competência leitora de professores, alunos e demais segmentos da comunidade escolar, em toda a rede municipal de ensino de Natal;
ü  Favorecer a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos que contribuam com a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Natal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Desenvolver práticas leitoras de diversos gêneros, sobretudo os da esfera literária, tendo em vista a formação de professores leitores e mediadores de leitura;
ü  Promover a socialização de experiências leitoras pessoais e/ou realizadas com os diversos grupos da comunidade escolar;
ü  Refletir sobre o Plano Pedagógico de Leitura na Escola – PPL e propor ações que promovam a formação de leitores em toda a comunidade escolar;
ü   Promover o intercâmbio de experiências entre as escolas sobre mediação de leitura literária, organização e dinamização da Biblioteca/Sala de Leitura;
ü  Discutir estratégias que possibilitem ações conjuntas de promoção da leitura envolvendo Biblioteca e sala de aula;



   Proposições para 2017
·         Encontros presenciais e ações vivenciais;
·         Intercâmbio entre escolas: compartilhando experiências;
·         Assessoramento: ampliação da formação onde a ação acontece;
·         Rotina de leitura na Biblioteca e na Sala de Aula: parceria na formação de  comportamentos leitores;
·         Encontro com Jane Austen;
·         Mediação de leitura em espaços diversificados: estratégias para formar leitores;
·         Literatura e quadrinhos e literatura em quadrinhos;
·         A literatura promovendo uma ação de cidadania;
·         Do Baú de Lembranças para o Livro de Memórias;
·         Seminário de Encerramento: Rede Literária: tecendo leituras, formando leitores.
As Proposições para 2017 geraram os seguintes conteúdos/temas a serem trabalhados nos encontros presenciais

CONTEÚDO/TEMAS

ü  Tecendo os fios da Literatura na Escola;
ü  Entrelaçando os fios: intercâmbio de experiências para uma biblioteca organizada, dinâmica e acolhedora;
ü  Rotina de leitura na Biblioteca e na Sala de Aula: parceria na formação de comportamentos leitores;
ü  Encontro com Jane Austen;
ü  Mediação de leitura em espaços diversificados: estratégias para formar leitores;
ü  Literatura e quadrinhos e literatura em quadrinhos;
ü  Ações que ampliam o universo da leitura de literatura;
ü  Seminário de Encerramento: Rede Literária: tecendo leituras, formando leitores.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E DE AVALIAÇÃO:
-  Atividades presenciais:
a) Compartilhamento de experiências:
·         leituras pessoais e/ou realizadas com alunos e demais segmentos da escola e recomendação de obras;
·         formas de organização e dinamização da biblioteca/sala de leitura e de como tornar o acervo atraente e acessível:
b) Discussão de práticas de mediação de leitura e formação de comportamentos leitores;
c) O(s) autor(es
) na vitrine;
d) Apreciação de obras literárias e de quadrinhos para crianças e jovens, considerando a qualidade do texto e da ilustração;
 e) Oficinas;
f) Leitura e discussão de textos.

 -  Atividades vivenciais:
a) Elaboração do Plano Pedagógico de Leitura na Escola - PPL (com a colaboração do/a coordenador/a pedagógico/a e em parceria com os demais professores da escola);
b) Rotina de mediação de leitura na Biblioteca e outros espaços da escola, empréstimos, realização de saraus, encontros com autores, leituras públicas e outras atividades de promoção da leitura e formação de leitores;
c) Registro das atividades realizadas (portifólio, diário pedagógico, vídeos e outros);
d) Participação na ação de cidadania.

CARGA HORÁRIA: 60 horas (32h presenciais – 28h vivenciais)
CRONOGRAMA - 2017
24/04 - CEMURE (M/T)
14/08 - CEMURE (M/T)
15/05 – Escolas Z. Sul, Leste (T)
17/05 – Escolas Z. e Oeste (M)
22/05 - Escolas Z. Norte (T)
18/09 - CEMURE (M/T)
12/06 - CEMURE (M/T)
16/10 - CEMURE (M/T)
17/07 CEMURE (M/T)
27/11 – Seminário (final) - CEMURE
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COLOMER, Teresa.  Andar entre livros. Porto Alegre: Artmed, 2003.
GARCIA, Edson Gabriel (Org.). Prazer em ler (Vol. 1e 2). São Paulo: InstitutoC&A/CENPEC, 2006.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto          Alegre: Artmed, 2002



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos nós já tivemos uma experiência com Shakespeare. Qual desse livros você já leu?